gravatar

Palestrante e Consultor Alexandre Stella - tirando suas dúvidas!

Caro Prof.
Dr. Alexandre A. N. Stella

Como vai?
Sou jornalista e trabalho numa empresa de agronegócios aqui em Londrina (PR).
Como não sou "da área", tenho uma dúvida que gostaria que o senhor me ajudasse a tirar, uma vez que, por aqui... "há controvérsias" sobre o assunto rsrsrsrs

Dentro de uma empresa, um profissional de RH pode servir como "ponte" entre Diretoria e Funcionários, no sentido de fazer a diretoria conhecer insatisfações com questões como: ambiente de trabalho, inter-relacionamentos, molestamentos, assédio moral e, principalmente, injustiças salariais???
Qual deve ser o papel do RH com relação a estes assuntos?
Gratíssima,

Fernandes, Jornalista - Londrina - PR

RE:
Cara Amiga Jornaista,

Vou muito bem, Obrigado!
E você?

Respondendo sua pergunta, um profissional de RH, não só serve como deve ser ponte entre Diretoria e Funcionários, ele é a principal peça do jogo de xadrez.
O RH não é só responsável por cargos, salários, burocracia e papeis, ele deve olhar e cuidar de todo o ambiente de trabalho, pessoal, desenvolvimento de cada um dentro da empresa, por este motivo é chamado de “RH – Recursos Humanos”. Um verdadeiro profissional de RH que é na realidade um Gestor Humano ou Gestor de pessoas, sabe que a motivação e o desenvolvimento de pessoal é de extrema importância para os investimentos de qualquer empresa, não só investimentos financeiros mas também investimentos humanos, é como eu digo em minhas palestras, “Uma empresa seja ela qual for, funciona como Ciclo-Motivacional, todos precisam estar em boa sintonia para que qualquer serviço ou produção trabalhe sempre para o melhor, pois se um funcionário não está satisfeito (Desmotivado), com seu encarregado por injustiças ou má gestão..., conseqüentemente este não irá produzir de forma adequada afetando todo o ciclo que se segue, prejudicando o serviço/produto final, deixando o cliente insatisfeito e por ventura perdendo-o” . E de quem é a maior responsabilidade de prever e remediar estas situações que envolvem a empresa toda? É claro, o RH!

Espero ter respondido sua questão e ter lhe ajudado tomar melhores atitudes!

RE: Jornalista
Caríssimo Alexandre!!!!
Obrigada por "lavar a minha alma" rsrsrsrsrsrs
Então...
Na verdade eu fiz esta consulta oficial a você porque a pessoa responsável pelo nosso RH afirmou categoricamente que eu estava errada quando disse que é da competência do RH fazer esta ponte a qual me referi, com relação a todas aquelas questões. É que temos uma auxiliar de limpeza que está conosco há 4 anos. Ela é uma pessoa muuuuuuuuuito especial e que, apesar da pouca formação escolar, é muito competente, pro-ativa, inteligente... E nos horários "de folga" da limpeza, ela tem sido telefonista, auxiliar na secretaria, auxiliar no arquivamento de documentação dos nossos 14 mil produtores cadastrados etc etc etc. E faz muito melhor que "muitos" contratados do setor, que ganham o dobro que ela ganha... Desde janeiro tenho insistido junto ao RH para que faça duas coisas básicas que cortam o meu coração:
1ª - Corrigir na carteira de trabalho dela o cargo (que até hoje está de "servente", ao invés de auxiliar de serviços gerais, que é o correto)..
2ª - E dar um "abono-up" no salário dela, como forma de gratificação, por toda o pro-ativismo que ela tem demonstrado...
A nossa RH, que acumula o Dep. Pessoal, só faltou me bater rsrsrsrsrsr Disse que isso não é da alçada dela e que um RH JAMAIS pode interferir nestas questões...
Como jornalista desconfiada que sou... resolvi te consultar. Entrei no "Santo Google" e procurei por "maior autoridade brasileira em RH"... aí entrei no site www.rhportal.com.br/palestrantes onde achei sua qualificação e e-mail.
Tenho certeza que agora, mostrando a ela a pergunta que fiz e a sua resposta... Ou ela vai me bater de vez ou vai virar uma RH de fato rsrsrsrsrsrsrsrs

Gratíssima mais uma vez e Deus o abençoe em sua jornada de palestras Brasil afora... Tomara que Londrina esteja incluída no seu roteiro. Quando estiver, por favor, não deixe de fazer contato!
Um abraço.

(Nome não divulgado por pedido do mesmo)